VILA DE VALBOM


Elevada à categoria de Vila em 03.07.1986, e também a cidade em 9 de Dezembro de 2004. foi assim reconhecida pelas entidades públicas, a capacidade das suas gentes, no campo Social, Cultural, Artístico e Laboral.
Paredes meias coma cidade do Porto, e com o palacio do Freixo, Valbom enverga uma modesta área de quatro quilómetros quadrados e cerca de vinte mil habitantes, sobranceira ao Rio Douro na sua margem direita, esta freguesia é das mais importantes do Concelho dê Gondomar. De características urbanas por influência da vizinha cidade do Porto, a sua zona ribeirinha oferece ainda, apesar das múltiplas transformações operadas pela vida moderna, belos panoramas, que não passaram despercebidos a vários vultos da literatura portuguesa na sua obra "Uma Família Inglesa".
Como marco histórico, há a assinalar a "Convenção de Gramido", celebrada em 1847 na "Casa Branca", e em 1865 com o casamento da filha de Camilo Castelo Branco dando margem a que este escritor estivesse consecutivas vezes nesta freguesia, na Quinta do Carvalho.
Terra com grandes potencialidades e tradições, tem nas antigas e prestigiosas indústrias de marcenaria e ourivesaria a sua maior expressão. Pode dizer-se que a boa qualidade e arte dos móveis e filigranas, constituem uma importante e crescente fonte de exportação para o país, espelhando-se por todos os cantos do mundo, numa autêntica propaganda do Concelho de Gondomar, de Portugal e suas gentes.
A agricultura, o comércio, o artesanato, bem como outras indústrias, em particular as de curtumes, metalomecânica, panificação e de artefactos de couro, constituem no seu conjunto as de maior implantação.
Muito antes dá sua predominância nos ramos referidos, Valbom era uma freguesia que subsistia da faina piscatória, que entrou em decadência após a introdução das chamadas "artes novas". Os processos utilizados para esta faina, eram feitos de modo artesanal. Os barcos tornaram-se famosos através dos tempos e, ainda agora, são construídos servindo de modelos para outros centros piscatórios.
O "Valboeiro" conforme ficou designado era tipo de embarcação utilizado. Neste momento, embora continue a representar uma das actividades económicas da freguesia, a pesca deixou de ter a importância que outrora teve, embora se continue a pescar o sável, a lampreia, a tainha, o muge, a enguia, etc.