PESCA

A pesca é uma actividade que se exerce sempre em regiões costeiras ou ribeirinhas de cursos de água ou de lagos interiores. Geralmente a pesca é feita por homens. Só em alguns casos é que se vêem mulheres a recolher moluscos e pequenos peixes que se encontram nas margens.
Há vários tipos de pesca individual e a pesca colectiva. Na pesca individual geralmente são usadas redes pequenas lançadas por eles mesmo no meio do rio. A pesca colectiva é constituída apenas por homens e está muito desenvolvida entre os povos. Os .pescadores são geralmente muito corajosos.
Antigamente em Valbom havia urna grande colónia piscatória. Presentemente ainda se pesca, mas é uma actividade muito reduzida. Pesca-se o saboroso sável e a tão apreciada lampreia isto em tempos recentes. Quanto a tempos recuados, ou seja, à cerca de uns oitenta anos atrás, os pescadores de Valbom, eram numerosos e ricos, pois os seus barcos, iam ao mar, pescar, uns a tão apreciada pescada e outros a deliciosa sardinha, que era vendida na Praia da Ribeira de Abade, centro piscatório mais importante de Valbom.
Era até um espectáculo verdadeiramente digno de registo ver os habitantes destas localidades e das terras vizinhas abastecerem-se desses peixes para governo das suas famílias. A pesca ocupou desde tempos longínquos, uma parte da população valboense, pois os homens pescavam e as mulheres vendiam, pois os homens desta terra faziam do Rio Douro a sua própria vida.
Extraído da "Monografia do concelho" obteve-se o conhecimento de que em 1886, Valbom aparece como estação de pesca, considerada a segunda do país, com 150 barcos; 300tripulantes - Pesca Costeira e Fluvial; 8 lanchas; 222 tripulantes -Pesca do Alto.