OURIVESARIA

A ourivesaria é uma indústria muito importante no nosso Concelho e sobretudo na nossa freguesia.
A ourivesaria utiliza o ouro e prata para fazer trabalhos maravilhosos.
Foi no século XVT que o ouro vindo de África, começou a ser trabalhado por artistas que vieram do estrangeiro que tinham as suas oficinas em Lisboa e mais tarde se estenderam para as cidades de Guimarães e Porto. Desenvolvendo-se deste modo, a indústria teve a sua principal fixação no Concelho de Gondomar.
Criaram-se grandes oficinas, que já no século XVII e XVIII trabalhavam para os soberanos e também para as Igrejas. O Cristianismo, trouxe à arte de ourives uma nova e nobilíssima dimensão, talvez, aquela que, até ao século XVIII, maiores triunfos alcançou.
Para as Igrejas faziam-se: cruzes, cálices, patenas, anéis e báculos episcopais ou abiciais, galhetas e lavandas, etc.
A filigrana com seu rendilhado é uma beleza admirável que em Valbom os seus artistas têm um valor considerado o melhor do Mundo. Quando fazem exposições no estrangeiro, ficam nos primeiros lugares, contribuindo deste modo para aumentar a sua fama e simultaneamente vão conquistando maior número de vendas, por esse meio conseguem criar postos de trabalho para os que se dedicam a tão delicada e valiosa arte.
Para adquirir conhecimentos mais profundos acerca desta maravilhosa arte, deve consultar-se a "Monografia do Concelho", a "Enciclopédia Luso - Brasileira" e ainda o livro "A descoberta de Portugal".