SANTOS E FESTAS

O PADROEIRO

O antigo Código de Direito Canónico fazia distinção entre titular duma igreja, aquele santo sob cujo nome ou título foi fundada a igreja, e titular do altar, aquele santo em cuja honra se consagrou o altar (C.D.C. Cân. 1168, 1187 e 1201).

Padroeiro é o santo escolhido pelo povo cristão, em assembleia geral, com a aprovação do clero do lugar, do bispo e confirmação da Santa Sé, para seu protector junto de Deus (C.D.C. - Cân. 1278).(C.D.C. - Cân. 1278).



Orago ou oráculo é o santo ao qual está dedicado o templo. Geralmente, só por tradição é que se conhece o titular ou orago. É raro haver documento

Ao titular, padroeiro ou orago, compete o lugar de honra na igreja, que é no centro do altar, havendo nicho, não havendo, será do lugar do Evangelho.

S. Veríssimo figura sempre como padroeiro de Valbom.

É um santo natural de Lisboa que, com suas irmãs Máxima e Júlia foram martirizadas pelo imperador romano Diocleciano, porque confessavam publicamente a sua Fé e censuravam as perseguições bárbaras da época aos cristãos; depois de açoitados atrozmente; os seus corpos foram lançados ao mar mas apareceram na praia de Santos, em Lisboa, onde lhes foi. dada sepultura pelos seus irmãos em Cristo, e depois foi construída uma igreja em sua honra.

Embora haja mais festas referenciadas, como a do "Senhor dos Enfermos", a da "Sr.ª da Saúde" na Capela de S. Roque e a "festa das Cruzes" na Lagoa, só fazemos referência às duas seguintes por nos parecerem as mais importantes:





FESTA DA SAGRADA FAMÍLIA

Ainda se faz anualmente a festa da Sagrada Família no Lugar da Lagoa, onde existe uma capela sob esta invocação. Tem lugar no último domingo de Maio.

No sábado, de manhã, sobem ao ar foguetes, seguidos da entrada dos gigantones e dos Zés pereiras. À noite sai uma procissão de velas da igreja paroquial em direcção à capela, onde tem lugar a Eucaristia, acompanhada de cânticos.

No domingo, pelas 11 horas, há missa de festa concelebrada, em honra da Sagrada Família. De tarde, sai outra procissão pelas ruas próximas da capela, com andores e crianças da comunhão, fanfarra e muito povo a acompanhar, com uma banda de música a encerrar.



FESTA A S. PEDRO, PADROEIRO DOS PESCADORES

Era uma festa das maiores de Valbom, organizada inteiramente pelos pescadores ao seu padroeiro, S. Pedro, príncipe dos Apóstolos e sucessor de Cristo na terra.

S. Paulo, outro apóstolo com festa fixa no mesmo dia, 29 de Junho, fica na penumbra.

É também lembrada Nossa Senhora da Abadia, como padroeira dos Navegantes.

Na véspera, vários conjuntos musicais e de Zés pereiras, com altifalantes, percorrem a freguesia anunciando a festividade. E os barcos aparecem alegremente engalanados e embandeirados.

No dia da festa, de manhã, há missa solene na capelinha de S. Pedro, construída na ribanceira e, da parte da tarde, uma grandiosa procissão percorre as ruas próximas, que se encontram atapetadas das flores mais diversas, e ornamentadas a rigor pelos seus moradores.

Abre caminho uma força de cavalaria da G. N. R., seguida de fanfarra e de figuras alegóricas a vários santos; os andores de S. Pedro e da Senhora da Abadia são levados aos ombros por pescadores. Fecham o cortejo as bandas de música que abrilhantam a festa.

A procissão desce até ao rio Douro e, com todas as imagens de face voltada para a corrente, o pároco abençoa as embarcações ali ancoradas e faz preces pela abundância do pescado, durante o ano.

À noite tem lugar nutrido fogo de artifício no Rio Douro.